Centrão, o de sempre

18 de maio de 2020 Off Por Luiz Geraldo Mazza
Compartilhe:

Um indicado do centrão para um determinado posto pode ser um indiciado? O trocadilho é intencional e pedagógico. Os raios de Zeus da Lava Jato atingiram boa parte desse agrupamento como também de outros mais discretos. O centrão expressa uma característica apropriada a um estilo, o do fisiologismo, visível historicamente naquele divisor de águas do MDB entre esse estilo e o dos autênticos.

O argumento da governabilidade justificou a interação do grupo no tempo do lulopetismo e que se desfez quando da arremetida contra Dilma Rousseff.

Depoimento possível

Já são nove os ministros descartados por Bolsonaro. Alguns tentaram reagir como Bebiano que começou a articular-se dentro do PSL e o caso agora do empresário Paulo Marinho detalhando alerta que recebera da PF para que Fabricio Queiroz e sua filha fossem demitidos do gabinete do deputado Flavio. As provas não foram expostas, a não ser a dos atos no Diário Oficial, mas a gravidade do fato (o aviso da operação Furna da Onça) merece investigação e se ajusta em mosaico ao vídeo ministerial que o ministro Celso de Mello avaliou na segunda feira. O senador Flavio Bolsonaro nega tudo e atribui ao oportunismo de Paulo Marinho, seu suplente no Senado, a jogada que chama de ato desesperado de um sem voto.

Essa intervenção de última hora, a de Paulo Marinho, ainda que fortemente contestada, teve repercussão no Congresso.

Fiscais

Dois bares foram fechados pela fiscalização sanitária, foram emitidas 14 notificações e baladas clandestinas investigadas na Capital. Mas a impressão dominante, tal a presença de pessoas nas ruas, é que tudo passou, tal o oba oba generalizado. Único sinal de prevenção é a máscara.

Especulação

Há farta especulação no comércio de bens contra o coronavírus e, como não poderia deixar de ser, tivemos farta exibição de atos de corrupção, demissão de secretários. Um dos insumos da cloroquina, importado da Índia para a fábrica do Exército, subiu quase seis vezes.

Rodízio

O megarrodízio de veículos em São Paulo fracassou e houve a retomada do rodízio normal ao qual o prefeito Bruno Covas agregou a ideia de antecipar para maio os feriados de Corpus Christi e Consciência Negra. O megarrodízio não amentou o isolamento social e o prefeito entende que a municipalidade sozinha não consegue decretar o ´´lockdown´´.

Cor

Apesar da experiência acumulada de dois meses e de experimentação de modelos matemáticos, o Brasil ignora a cor de 29% dos mortos pela Covid-19. 2.896 das 9.807 pessoas que morreram até 8 de maio tiveram sua raça ignorada no registro. Considerando internações a ausência desse informe é mais chocante: desaparece em 10.406 dos 27.086 hospitalizados.

Água

Com a quarentena o consumo de água na Capital cresceu 11% e isso num momento de forte racionamento. É verdade que os reservatórios estão muito baixos em níveis nunca atingidos, com a Sanepar buscando reservas hídricas particulares como alagados de pedreiras. Isso já ocorreu anteriormente quando não contávamos com tantas represas, uma delas, a do Miringuava, com as obras paralisadas e clamando por uma explicação técnica . Apesar das adversidades, a Sanepar mantém seu plano de investimento de R$ 1,3 bi. No primeiro trimestre houve a emissão de debentures incentivadas em cima de três projetos aprovados pelo Ministério de Desenvolvimento Regional.

Compartilhe: