De repente a euforia

30 de abril de 2020 Off Por Luiz Geraldo Mazza
Compartilhe:

Quando ainda era forte a repercussão do bloqueio do STF à posse de Alexandre Ramagem na diretoria geral da Polícia Federal aparecem juntos na televisão os ministros Paulo Guedes (Economia) e Braga Neto (Casa Civil) para expressar que não há conflito entre eles e o Posto Ipiranga declara que o Brasil sai do risco recessivo e entra em recuperação. Embora a densa expectativa que criou de que daria um choque no mercado, nunca se viu Paulo Guedes tão convicto de que afinal chegou a hora.

Já o novo ministro da Justiça, André Mendonça, com cotação forte nos meios jurídicos, na sua posse entendeu que a Polícia Federal precisa superar o clima de inércia a que foi levada pela politização. Não há, portanto, conflito entre pastas e a retomada há de ser sincrônica. Falta, pelo jeito, acertar com o novo coronavírus, que ostenta a condição de prioridade máxima.

Mais que a China

A despeito da alegada precariedade dos dados informativos já se sabe que o Brasil tem mais mortos que a China, onde tudo começou e aparenta terminar em primeiro. São 5.017 óbitos contra 4.637 e o país asiático deve retomar plenamente a sua economia, o que  Brasil foi apenas anunciado, posto que haja discussão entre técnicos quanto a hora aprazada para reduzir o isolamento. Por sinal que o Datafolha mostrou uma tendência a empate técnico entre o isolamento, hoje com 52%, e o relaxamento com 46%. A pesquisa é também reflexo das dúvidas entre os especialistas, ainda mais agora com o anúncio de que a Espanha e a França contam com plano gradual de desconfinamento.

Câncer & sangue

Pesquisa feita em 10 mil mulheres, publicada ontem pela revista Science, mostrou ser possível detectar precocemente vários tipos de câncer com base em exames de sangue. Visível ficou também que a maior parte dos que morrem da patologia só a descobrem em estágio avançado, quando são mínimas as perspectivas de cura.

5 milhões afetados

Calcula-se que pelo menos 5 milhões de trabalhadores com carteira assinada (15% do estoque de formais do país) já tiveram suas colocações no mercado afetadas pela pandemia, um milhão deles demitidos e 4,3 milhões com contrato suspenso ou jornada e salário reduzidos. Background de guerra. Como reajustar a economia tão fundamente atingida não será fácil.

Fritura

Segundo a imprensa, a namoradinha do Brasil, Regina Duarte, está submetida a fritura antes de completar dois meses na Secretaria Especial da Cultura. O presidente se queixou de dificuldades em diálogos com a atriz, cuja nomeação foi apontada pelos governistas como um meio de reduzir as tensões permanentes da área. O crédito veio daquela frase de alarme quando Lula venceu a eleição e que teve tanta ou maior repercussão da fala do presidente da Fiesp, Mario Amato, que falava numa fuga de milhares de empresários, dois terços do Pib nacional. Por sinal que sobre Lula o atual ministro da Justiça. André Mendonça, quando atuava pela AGU em Londrina escreveu um artigo no jornal local defendendo a raiz popular do ganhador da eleição, contrariando a vocação brasileira de privilegiar os poderosos.   

Compartilhe: